A Salsa como ingrediente principal.
A salsa é uma erva aromática muito característica da cozinha mediterrânica, indo ao encontro de um dos princípios desta dieta que preconiza a utilização de ervas aromáticas diariamente nas suas preparações culinárias.
No que diz respeito à sua composição nutricional pode-se afirmar que é muito rica em Vitamina A (pró-vitamina A, betacaroteno), Vit. C, folatos, fósforo, potássio e cálcio. Tendo em conta os seus compostos bioativos e vitaminas desempenha um importante papel no sistema imunitário, na visão, ajuda na redução do nível de colesterol total, tem poder antioxidante e ainda propriedades anticancerígenas.
Quanto à sua utilização é muito versátil pode ser usada fresca ou seca e numa enorme variedade de preparações culinárias. A salsa fresca para além de conferir mais sabor à confeção também é mais rica nutricionalmente, pois preserva melhor os seus compostos bioativos. Para evitar que perca alguns dos seus nutrientes deve adicionar-se quase no final da confeção dos alimentos.
Combina bem com todo o tipo de carne, peixe, pode ser adicionada ao arroz, à massa, à sopa e na preparação de molhos e saladas.
A utilização de ervas aromáticas na preparação e confeção dos alimentos é extremamente benéfica. Ao adicionar ervas aromáticas está a conferir sabor e aroma, mas também a acrescentar nutrientes e ainda a contribuir para a segurança alimentar da refeição, pois estas ervas são antimicrobianos naturais, ou seja, inibem o crescimento de microrganismos nos alimentos e, nunca é demais relembrar que constituem um ótimo substituto do sal na confeção dos alimentos.