Abóbora com doçura mas sem travessura!

31-10-2018

De volta à rota dos alimentos típicos do outono é a vez da abóbora, também muito utilizada na comemoração deste dia 31 de outubro, Dia das Bruxas ou Halloween.

Em termos botânicos a abóbora é considerada um fruto, apesar de ser utilizada como hortícola. Pertence à família das cucurbitáceas tal como o melão, pepino, entre outros.

No que diz respeito à sua composição nutricional é pobre em calorias, hidratos de carbono, lípidos e proteínas. Rica em água, carotenoides (betacaroteno, luteína e xantinas) que são convertidos em vitamina A no organismo, vitamina E e C e potássio. Contém ainda bioflavonoides e esteróis. As suas sementes são ricas em magnésio.

Devido aos seus constituintes este fruto tem um elevado poder antioxidante, que contribui para a redução do risco de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas, bem como alguns tipos de cancro. Pelo conteúdo em vit. A, desempenha também um importante papel na visão e sistema imunitário.

Quanto à sua utilização é extremamente versátil, pode ser utilizada na confeção de entradas, sopas, pratos principais, saladas, sobremesas. As suas sementes podem ser torradas e utilizadas como aperitivo ou adicionadas à preparação dos pratos.

Para aproveitar toda a riqueza nutricional deste fruto, experimente a receita alternativa de papas de abóbora, doce tradicional da região de Aveiro, são igualmente saborosas, pouco calóricas e sem adição de ingredientes desnecessários.