Azeite para barrar

29-05-2019

Quando em consulta é apresentado o azeite como um recheio alternativo para o pão o cliente exprime de imediato o tão conhecido contorcionismo do nariz. É-lhe questionado - "não gosta de azeite?" Responde - "Até gosto, mas no pão nunca comi. Uso como um tempero ou para o refogado. Não sei se vou gostar." Deste modo, um alimento que até faz parte do seu quotidiano, mas por estar enquadrado noutro momento do dia ou combinado com outros alimentos que não os habituais, imediatamente transforma-se num OANI (Objeto Alimentar Não Identificado). Atenção, existem muitas opções de recheios e até mais interessantes do ponto de vista nutricional como o queijo, por causa da proteína, (por exemplo), mas não perde nada em ter mais uma opção para ir variando.

Assim, como alternativa de recheio para barrar no pão fica a receita de manteiga à base de azeite e alho, fácil de preparar e conservar, com uma consistência cremosa ótima para barrar e com um aroma e sabor bastante atrativos que vai querer experimentar.

Antes de colocar mãos à obra só mesmo uma contextualização nutricional dos principais ingredientes.

O azeite deve ser sempre a gordura de adição por excelência, mas com moderação, pois tem um elevado valor calórico. É rico em ácidos gordos monoinsaturados, vit. E, compostos fenólicos e carotenoides os quais conferem um poder antioxidante diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

O alho contém nutrientes como vit. C, vit. B6, cálcio, cobre e selénio, sendo especialmente rico em alicina, composto sulfatado, que confere o aroma e sabor tão característicos. A alicina apresenta propriedades antimicrobianas e vários benefícios estudados, embora moderados, na prevenção de doenças, como a redução da pressão arterial, do colesterol, triglicéridos e ainda potenciais efeitos anticancerígenos. Sendo que para preservar esta substância o alho deve ser consumido em cru.