Beldroegas

11-09-2019

Esta planta é bastante utilizada em pratos na região do Alentejo e Algarve como a tradicional sopa de beldroegas. No entanto, é pouco conhecida no restante território, inclusive é considerada uma erva daninha.

Tendo em conta a sua composição nutricional pode afirmar-se que de danosa não tem nada. Constitui uma boa fonte de vitamina C, potássio, magnésio e ferro. Por todas as suas propriedades nutricionais é útil na prevenção de doenças cardiovasculares, possui um grande potencial antioxidante e, ainda, desempenha um importante papel no sistema imunitário.

Quanto à maneira de utilização é bastante versátil, pode ser consumida na sua totalidade, folhas, caules e flores e pode ser usada crua ou confecionada, no entanto de modo a preservar as suas propriedades nutricionais é preferível consumi-la crua. Assim, pode ser adicionada a aperitivos, saladas, sopas, preparação de pratos principais, etc.

Um dos obstáculos relacionados à utilização da beldroega é o seu característico sabor ácido, por isso, muitas vezes é utilizada em conjunto com outros alimentos e confecionada.

Portanto, se não conhece este alimento aproveite para descobrir mais um sabor característico da dieta mediterrânica e ainda, incluir mais esta opção no seu leque de hortícolas diário.