Couve-de-Bruxelas

02-10-2019

Esta miniatura de couve pertence à família das crucíferas, a mesma do brócolo, couve-flor, couve-lombarda, entre outras. Mas, não se deixe iludir pelo seu pequeno tamanho, pois do ponto de vista nutricional é bastante grande.

Relativamente à sua composição pode destacar-se a riqueza em vitamina C, ácido fólico e vitamina A. É ainda uma boa fonte de vitamina E, vit. B6, potássio e fósforo.

Por todos os seus nutrientes e compostos bioativos apresenta um bom poder antioxidante. É ótima para o sistema imunitário e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Pode ser consumida cozida, estufada, incorporada na sopa, entre muitas outras maneiras.

Pelo seu aspeto diferente e atrativo é habitualmente utilizada na confeção de refeições para crianças, o que constitui uma ótima estratégia para estimular o consumo deste grupo alimentar, hortícolas, por parte desta faixa etária. No entanto, pode ser consumida por miúdos e graúdos.

Experimente a receita aqui sugerida, deste modo, aproveite para ir diversificando os seus hortícolas que devem estar sempre presentes nas refeições principais.