Tive uma crise de gota, que cuidados devo ter com a minha alimentação?

16-05-2018

A gota é uma doença reumática inflamatória caracterizada pela deposição de cristais de monourato de sódio nas articulações, tecido subcutâneo e rim, devido ao aumento da concentração de ácido úrico no sangue (hiperuricemia).

Entre os fatores que desencadeiam a hiperuricemia destacam-se os fatores dietéticos, pelo consumo excessivo de alimentos ricos em purinas e/ou ingestão de bebidas alcoólicas.

De modo a prevenir o surgimento de novas crises, deve evitar abusos alimentares e/ou alcoólicos. A terapêutica alimentar passa por uma dieta com restrição de alimentos ricos em purinas como, porco, caça, vísceras, charcutaria, peixes gordos (atum, cavala, salmão), marisco, chocolate, bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas, especialmente cerveja. 

Uma técnica culinária útil passa por cozer em água os alimentos ricos em purinas, que deste modo, perdem grande parte das mesmas durante o processo de confeção. A ingestão abundante diária de água, salvo contraindicação, é também muito importante para aumentar a excreção do ácido úrico pela urina e prevenir a formação de cálculos renais.

A gota é uma doença debilitante que pode conduzir a outras comorbilidades, dor crónica, insuficiência renal e invalidez, porém é fácil de controlar, desde que o doente seja instruído para um estilo de vida saudável através de uma dieta adaptada e da prática de exercício físico adequado, bem como da terapêutica farmacológica instituída.