Dia Mundial da Alimentação 2019: Dietas Saudáveis para uma Fome Zero
Hoje, dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, este ano o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é a promoção de uma alimentação saudável, sustentável e acessível a todos.
Ao contrário do que uma grande parte da população pensa a alimentação saudável não tem que ser monótona nem proibitiva, esta tem que ser equilibrada, completa e variada, portanto nenhum destes pressupostos a torna monótona. Ao fazer uma alimentação variada, o objetivo é incluir o máximo de alimentos diferentes, uma vez que sendo diferentes também fornecem diferentes nutrientes e assim garantem as necessidades nutricionais diárias. Não tem que existir proibição do consumo de determinados alimentos "menos saudáveis", estes devem ser consumidos com menor frequência e quantidade, ou seja, com limites. Portanto, de monótona e proibitiva não tem nada!
Para conseguir fazer uma alimentação saudável, sustentável e económica há alguns conselhos que podem fazer a diferença tais como os que são explorados de seguida.
Um dos primeiros passos é começar por fazer um correto planeamento das refeições. Primeiro deve fazer uma lista dos alimentos que tem em casa na despensa e no frigorífico/congelador. Depois, preparar um plano de ementas semanal, ao pensar previamente no conjunto de refeições semanais consegue, deste modo, fazer refeições mais equilibradas e variadas e também comprar apenas os produtos que irá efetivamente precisar quando vai às compras, assim ao comprar aquilo que é somente necessário previne o desperdício alimentar.
Deve tentar fazer o máximo de refeições em casa, para assim não estar dependente de alimentos menos recomendados e reduzir a despesa.
Outro conselho útil para a saúde e para o orçamento é consumir todos os dias sopa, hortícolas e fruta, dando preferência àqueles da época e se possível regionais e confecionar os alimentos de uma maneira simples, com os cozidos a vapor ou imergidos em água, estufados a frio tipo caldeirada, assados com pouca gordura e grelhados.
Fazer uma alternância entre pratos de peixe, carne, ovos, leguminosas. Variar também a acompanhamento, entre arroz, massa, batata, pseudocereais, etc.
Ter sempre em conta o que pode sobrar de outras refeições para fazer o seu correto aproveitamento e assim impedir o desperdício de alimentos aptos para consumo.
Se fizer um correto planeamento, escolher os alimentos certos e os confecionar de maneira simples pode fazer refeições saudáveis e baratas.
E lembre-se a alimentação saudável é importante mas torna-se ainda melhor quando conjugada com o exercício físico. Prefira exercício aeróbico de intensidade moderada, e realize-o no mínimo 3 vezes por semana. A sua prática regular auxilia no controlo do peso corporal, melhora a função cardíaca e reduz a pressão arterial.