Dia Mundial da Diabetes Mellitus

14-11-2018

Comemora-se hoje, dia 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes Mellitus.

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica progressiva caracterizada por níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue, devido ao défice e/ou má utilização da insulina por parte do pâncreas.

Existem vários tipos de diabetes, entre os mais comuns destacam-se a DM tipo 1 e a DM tipo 2. Enquanto a diabetes tipo 1 é caracterizada por uma reação autoimune com destruição das células pancreáticas produtoras de insulina, geralmente desenvolvida durante a infância. A DM tipo 2 caracteriza-se por um défice na produção de insulina e/ou uma ineficaz utilização da hormona por parte do organismo é mais característica da idade adulta, porém pode estar presente em todas as faixas etárias. Este tipo de diabetes é o mais prevalente e entre as suas principais causas destacam-se os hábitos alimentares desadequados e a inatividade física.

Esta doença se não for bem controlada pode levar ao aparecimento de outras comorbilidades nomeadamente, doença cardiovascular, insuficiência renal, cegueira e danos no sistema nervoso.

Considerando os fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2 a prevenção passa pela modificação do estilo de vida, através de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico regular.

Assim, aplicam-se os princípios para uma alimentação saudável recomendados para a população no geral, descritos abaixo.

Fracionar as refeições ao longo do dia, com pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche(s) da tarde e jantar.

No que diz respeito à composição das refeições principais, iniciar a refeição sempre com sopa, fazer uma correta divisão dos componentes no prato com hortícolas confecionadas ou cruas a acompanhar, privilegiar a fruta da época como sobremesa e preferir peixe e carnes brancas em detrimento das carnes vermelhas e processadas.

Reduzir a ingestão de gordura hidrogenada e saturada (alimentos processados, como produtos de pastelaria, charcutaria, fritos, etc.), privilegiar as fontes de gordura insaturada, azeite, peixes gordos, frutas oleaginosas (nozes, amendoins, amêndoas, etc.).

Favorecer o consumo de alimentos ricos em fibra, como pão de farinhas integrais, aveia, leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha, etc.), entre outros.

Reduzir a ingestão de sal e substituí-lo por ervas aromáticas.

Ingerir diariamente 1,5L a 3L de água.

Preferir métodos de confeção mais saudáveis (estufados, cozidos, grelhados e assados sem molho) e limitar o consumo de fritos.

Reduzir o consumo de açúcar de adição e de produtos açucarados (produtos de confeitaria, refrigerantes).

Praticar regularmente exercício físico, durante pelo menos 30 minutos contínuos.

Portanto, tendo em conta que é melhor prevenir do que tratar, adote um estilo de vida saudável através da adequação dos hábitos alimentares e da prática de exercício físico regular.