Ervilha
A ervilha pertencente ao grupo das leguminosas é um grão extremamente rico tal como os alimentos do mesmo grupo, feijão, grão-de-bico, fava, lentilha. A ervilha de quebrar, em vagem, pertence ao grupo dos hortícolas e apesar de ser igualmente interessante, não é ela o sujeito deste artigo, mas sim a ervilha em grão.
No que diz respeito ao seu valor nutricional é rica em hidratos de carbono complexos e fibra, por isso, é aliada na regulação do mecanismo de saciedade, no controlo dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos e do trânsito intestinal. É ainda uma ótima fonte de proteína de médio valor biológico e vitaminas sobretudo do complexo B como B1, B3, B6 e vit. A e compostos bioativos com potencial antioxidante. Além disso é muito pobre em gordura e nenhum colesterol.
Relativamente ao método de preparação é um alimento extremamente versátil pode ser incorporada em sopas, como a receita sugerida neste artigo, mas também pode ser incluída no prato principal cozida, estufada, assada, em puré, entre muitas outras maneiras. Pelo seu sabor doce, forma e cor atrativas é uma ótima opção para introduzir em pratos para crianças, para assim beneficiarem de todos os nutrientes que este grão fornece.
Portanto, não se esqueça de seguir as recomendações da roda dos alimentos e consumir diariamente grãos deste grupo, entre 1 a 2 porções (1 porção = 3 colheres de sopa cozinhadas).