Grão a grão, enche-se de saúde a população.

16-10-2019

O grão-de-bico é uma leguminosa que assume um lugar de destaque neste grupo alimentar dada a sua riqueza nutricional e versatilidade.

Tendo em conta a sua composição nutricional pode afirmar-se que é um alimento rico em proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta, tornando-se assim, um aliado no controlo do apetite, pois promove a saciedade, ajuda na regulação do trânsito intestinal e auxilia no controlo do colesterol sanguíneo e da glicemia. Possui uma quantidade importante de vitaminas, principalmente vitaminas do complexo B, como a vit. B9 (ácido fólico), contém generosas doses de minerais como ferro, magnésio, potássio, zinco, cobre, etc. E como se não bastasse, ainda possui uma elevada quantidade de compostos bioativos, entre os quais, carotenoides, luteína, xantina e licopeno, que desempenham um papel antioxidante muito importante reduzindo o risco de desenvolver muitas doenças crónicas.

O grão-de-bico é um alimento bastante versátil no que à sua preparação diz respeito. Pode ser incluído em todos os tipos de preparações alimentares, entradas como patê, sopas, prato principal, em forma de puré por exemplo e em sobremesas.

Para além dos benefícios nutricionais, as leguminosas são ainda amigas do ambiente dada a sua produção ser bastante sustentável. O seu cultivo exige pouco consumo de água, comparando com outras fontes de proteína e, ainda têm a capacidade de fixar o azoto atmosférico no solo, diminuindo assim o uso de fertilizantes.

Agora, passando àquilo que interessa, a degustação, experimente a sugestão de receita que pode ser uma alternativa à componente proteica no prato principal e também um incentivo ao consumo de leguminosas, bastante negligenciadas, mas tão importantes para a saúde.