Não gosta de beber água? Não se preocupe há alternativas adequadas!
A água é um bem imprescindível, constitui 60-70% da composição corporal, participa em inúmeras funções do nosso organismo, como o transporte de nutrientes para as células, eliminação das toxinas do organismo, regulação da temperatura corporal, contribui para a preservação da elasticidade da pele, entre muitas outras.
Se sente sede, alterações na urina como cor e cheiro intensos, fadiga, dores de cabeça, diminuição da concentração, memória, atenção, aumento do tempo de reação e diminuição da eficácia na resolução de problemas, então, é muito provável que esteja desidratado!
Afinal aquela dor de cabeça e dificuldade de se recordar do que lhe disseram há um minuto, pode ser colmatado com um gesto tão simples como beber água.
Claro que estes sintomas podem estar relacionados com muitos outros fatores, mas a desidratação contribui muito. Para além destas alterações cognitivas a desidratação compromete ainda o sistema renal, digestivo, respiratório e circulatório.
Apesar de quase todos os alimentos conterem uma percentagem de água na sua composição, bem como sopas e bebidas como o leite, estes não são suficientes para suprir as necessidades de água que o nosso organismo necessita diariamente. Segundo o Instituto de Hidratação e Saúde português, um adulto saudável do sexo masculino em média deve ingerir 1,9 L/dia e do sexo feminino 1,5 L/dia de água proveniente de bebidas, no entanto estes valores podem ser diferentes tendo em conta vários fatores, como nível de atividade física, temperatura ambiente, patologias, hábitos alimentares e faixa etária com especial atenção a crianças e idosos por serem mais sensíveis à desidratação.
Para quem não gosta de beber água, há solução, pode adicionar-lhe alguns componentes de forma a tornar mais agradável o seu sabor, como fazer uma infusão de chá ou outras tisanas, fria para o tempo quente, adicionar umas gotas de citrinos (limão/laranja) ou outra fruta em infusão, colocar umas ervas aromáticas e/ou especiarias.
Hidrate-se muito bem principalmente durante o tempo quente, porque as perdas de água são superiores nesta altura, é muito importante ter um balanço hídrico adequado, ou seja, os líquidos ingeridos têm que compensar os perdidos.