O nabo e a sua ramagem
Esta raiz tipicamente arredondada de cor arroxeada e polpa branca é um hortícola pertencente à família das crucíferas, a mesma das couves.
Constitui uma excelente opção do ponto de vista nutricional uma vez que, apresenta um baixo valor calórico, é rico em água, possui uma considerável quantidade de fibra e de vitamina C e ainda é uma fonte de potássio, ácido fólico e magnésio. Por conter vit. C é bastante útil no auxílio da absorção de ferro de origem vegetal da refeição. Torna-se, por isso, uma excelente opção para integrar pratos com leguminosas, sopas de hortícolas, etc.
Mas, como se não bastasse a raiz, este alimento ainda acumula mais virtudes através das suas folhas, as nabiças, e das suas inflorescências, ou seja, os grelos. Estes componentes são extremamente ricos nutricionalmente, sobretudo em vitamina K, por 100g conseguem fornecer o triplo da dose diária recomendada neste nutriente. E ainda, apresentam interessante teor em fibra, ácido fólico, vitamina A, C, E, B6, cálcio e compostos bioativos.
Por todas as propriedades enunciadas anteriormente é um alimento útil para a regulação do trânsito intestinal e ainda apresenta um elevado potencial antioxidante.
Com este caldo de nutrientes não há como resistir ao seu consumo. Não concorda? Portanto, aqui fica uma sugestão de receita de comer e chorar por mais, mas não vale a pena chorar, se quiser mais, esteja à vontade para repetir, porque é pouco calórico.