O óleo de coco é uma gordura saudável?
A resposta é:
existem sem dúvida melhores, nomeadamente o azeite.
A principal razão para o óleo de coco ser declarado como uma gordura "muito saudável" resulta da sua composição nutricional conter triglicéridos de cadeia média (TCM). Esta gordura saturada apresenta vantagens relativamente aos triglicéridos de cadeia longa, por serem metabolizados de uma forma diferente. Entre as vantagens dos TCM destacam-se, aumento da saciedade, incremento do gasto energético diário, consequentemente, auxílio na perda de peso, preservação da massa muscular, entre outros.
Então, assim sendo, como é possível não ser melhor?
Porque o óleo de coco apenas contém uma pequena percentagem de TCM, não sendo significativa para justificar o seu consumo, neste caso aplica-se a máxima "não julgar o todo pela parte", até porque esta parte é insignificante e o todo não é muito recomendado tendo em conta que estamos a falar de gordura saturada, que deve ser limitada no dia alimentar.
Contudo, não quer isto dizer que quem gosta, de vez em quando, o inclua na alimentação, até porque comparando com outras gorduras como a manteiga e a margarina, este óleo é menos mau. Não esquecendo, no entanto que por ser uma gordura, possui um elevado valor calórico, por isso, a dose deve ser reduzida.
Portanto, até ao momento os estudos que existem sobre os eventuais benefícios são escassos e nada conclusivos, não justificando o seu consumo. A gordura mais saudável e recomendada continua a ser sem dúvida nenhuma o azeite.