O que é preferível adicionar ao café açúcar ou adoçante?
A resposta é nenhum dos dois! Mas, se mesmo assim tiver uma extrema necessidade de adulterar o sabor do café, então é preferível que adicione açúcar, mas pouco!
Quando adicionamos açúcar estamos apenas a adicionar calorias, pois o seu conteúdo nutricional é vazio, para além de todos os efeitos nefastos que os açúcares simples exercem na saúde da população.
Os edulcorantes artificiais (adoçantes) apesar de serem isentos de calorias desencadeiam outros efeitos no nosso organismo, provocam uma desregulação dos nossos processos metabólicos, quando consumidos com frequência e a longo prazo. Este desregulo acarreta consequências nomeadamente, a diminuição da saciedade, que leva ao aumento da ingestão de alimentos, que conduz a outras complicações como excesso de peso e obesidade.
E os edulcorantes naturais extraídos de plantas (stévia, agave, etc.), posso consumir? Só por terem a palavra natural no nome, não significa que façam bem e que possam ser consumidos indiscriminadamente, no que diz respeito a estes edulcorantes, não há estudos suficientes nem conclusivos acerca das suas consequências para a saúde e, por isso não se pode afirmar que é seguro o seu consumo a longo prazo.
Outro problema associado ao uso de edulcorantes é a ausência do sentimento de culpa por parte das pessoas, quando ingerem estes produtos, pois como não têm açúcar consideram que não faz mal comer maior quantidade, só que assim estão a exceder substancialmente as necessidades energéticas diárias individuais, pois estes alimentos para além dos edulcorantes também têm outros constituintes.
Lembre-se os verdadeiros apreciadores de café bebem-no sem açúcar/adoçante, para assim percecionarem o seu verdadeiro sabor. O aconselhável será reduzir todos os açúcares e edulcorantes adicionados aos alimentos, estes só servem para mascarar o real sabor dos mesmos.