O Tomate e o seu poder antioxidante

03-07-2019

Em termos botânicos o tomate é considerado um fruto, apesar de ser utilizado como um hortícola.

No que diz respeito à sua composição nutricional é um alimento pouco calórico, rico em fibra, vit. A, vit. C e potássio. Mas o seu maior trunfo é o licopeno, considerado o carotenoide mais importante na alimentação humana e no qual o tomate constitui a maior fonte alimentar. Este composto, licopeno, que dá a cor vermelha ao fruto possui propriedades antioxidantes e a sua utilização tem sido amplamente estudada na redução do risco de vários tipos de doenças, como as doenças cardiovasculares, degenerativas e alguns tipos de cancro.

A biodisponibilidade do licopeno, ou seja, a capacidade que o organismo tem para o absorver está dependente de alguns fatores como o teor de gordura da dieta, a presença de fibra e o processamento térmico, quando sujeito a temperatura moderada este fica mais disponível para absorção. Além da sua quantidade inicial no fruto também variar consoante as condições climáticas, o estado de maturação do fruto, o modo de conservação, etc.

O tomate caracterizado pelo seu sabor doce e baixa acidez pode ser utilizado em variadas preparações culinárias, principalmente como base para estufados, assados, refogados, mas também cru em saladas, na sopa, em aperitivos, no prato principal e até em sobremesas.

Assim sendo, de modo a aproveitar todas as potencialidades deste alimento fica aqui a sugestão de receita de prato principal.