Operação: PDF - Prevenção dos Danos Festivos.
Aproximam-se os dias festivos e com eles os excessos alimentares tão característicos. Não seria problemático se a abundância alimentar ficasse circunscrita aos dias em questão, portanto dias 24, 25, 31 e 1 no entanto, os excessos acontecem antes, durante e após. Este período é realmente de festa e convívio e não há problema de desfrutar de toda a gastronomia tradicional, mas com limites!
Existem várias estratégias que pode e deve seguir de modo a diminuir o estrago.
Em primeiro lugar, não comece a celebração antes da data nem a prolongue para os dias seguintes, reserve apenas os dias festivos para a prova gastronómica.
Nos dias de festa, mantenha as suas rotinas alimentares, com o fracionamento das refeições comece por um pequeno-almoço completo, de modo a evitar jejuns prolongados e assim regular melhor o apetite para os momentos críticos.
Na confeção das sobremesas existem alguns aspetos que podem ser modificados, reduzir a quantidade de açúcar adicionado, alterar o método de confeção, em vez de ser frito pode ser assado no forno, se fritar utilize azeite em vez de óleo. Quanto aos produtos lácteos adicionados utilize a sua versão magra e substitua as natas por queijo quark ou iogurte grego. Enquanto estiver a confecionar os doces evite petiscá-los.
Não prepare comida para um regimento, opte por pequenas doses que se esgotam no dia.
Para controlar melhor as quantidades ingeridas dos alimentos menos aconselhados é muito importante regular a fome previamente, por isso, comece sempre a refeição com sopa e no prato principal coloque uma grande porção de hortícolas.
Não coma pão à refeição e por força das circunstâncias restrinja ou retire os hidratos de carbono (batata/massa/arroz) do prato principal.
Os doces típicos já são tão calóricos por isso, evite adicionar calorias extra como refrigerantes e quantidades exageradas de bebidas alcoólicas.
Beba bastante água, chá e infusões de ervas.
Retire apenas uma fatia/unidade de cada sobremesa e saboreie lentamente para não ter a tentação de repetir.
Coma frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, pinhões, etc.) que nesta altura até costumam fazer parte da mesa, estas ajudam a saciar a assim controlar as quantidades ingeridas de outros alimentos.
Muito importante não se esqueça de fazer alguma atividade física, organize alguma atividade/jogos em família, ao mesmo tempo que se movimenta aproveita para conviver.
Não perca durante as próximas semanas as nossas sugestões de receitas mais saudáveis para pôr em prática nesta época festiva.