Operação PMC - Páscoa Menos Calórica

19-04-2019

Aproxima-se uma das grandes festividades cristãs, a Páscoa, e com ela chega também um dos grandes períodos anuais do característico enchimento do bandulho.

Para nos apercebermos do fenómeno basta entrar numa superfície comercial para começarem de imediato as tentações, com extensos corredores de amontoados de embalagens de amêndoas e ovos de chocolate de todas as marcas e feitios. Pena que muitos consumidores apenas comem o invólucro e deitam o "caroço" fora e é no "caroço" que residem todos os nutrientes importantes.

Esta é uma época de convívio e celebração e como tal não há problema de manter as tradições gastronómicas, mas existem alguns aspetos que podem ser alterados para que o estrago metabólico não seja tão elevado.

Relativamente à preparação dos pratos principais opte por métodos de confeção mais saudáveis e reduza a quantidade de gordura que adiciona na confeção e no tempero. Ocupe sempre metade do prato com hortícolas cozinhados ou salada.

Nas sobremesas pode optar pelas receitas tradicionais, mas tente reduzir a quantidade de açúcar e gordura adicionados, bem como substituir alguns dos ingredientes pela sua versão magra no caso dos laticínios. Deve ainda fazer doses limitadas para que acabem no próprio dia.

Iniciar sempre a refeição principal com sopa de hortícolas, para além de todas as propriedades nutricionais inerentes, promove a saciedade e assim ajuda a reduzir a quantidade ingerida de todos os pratos que se seguem.

Tendo em conta todos os alimentos calóricos inevitáveis neste dia, não adicione ainda mais calorias em estado líquido, nomeadamente, refrigerantes, sumos, bebidas alcoólicas, opte pelo consumo de água que tem zero calorias.

Quando for para a degustação das sobremesas retire apenas uma fatia de cada, mastigue lentamente para saborear e não repita.

Aproveite também este momento de reunião familiar para praticar alguma atividade física em família.

Boa Páscoa!

Receita alternativa para experimentar.