Quais os alimentos mais indicados para levar para a praia?
Neste contexto há alguns fatores a conjugar, a escolha dos produtos tendo em conta a sua conservação, optar por alimentos menos calóricos e saudáveis e ainda serem práticos de transportar e consumir.
De modo a evitar a deterioração dos alimentos é muito importante transportá-los em malas térmicas para preservem ao máximo as suas características, estes devem ir bem embalados e a mala deve ser colocada à sombra.
Entre os alimentos menos aconselhados por se deteriorarem com facilidade destacam-se, os frutos do mar, molhos, alimentos com cremes, laticínios (iogurtes, queijo fresco, etc.), ovos, quiches, folhados, etc.
Se ainda assim quiser optar por algum destes alimentos deve levá-los bem acondicionados no frio e consumi-los o mais rapidamente possível.
De modo a evitar complicações maiores, opte antes por alimentos mais saudáveis e que resistam ao tempo quente, uma excelente opção são as sandes, com pão de farinha integral ou mistura, recheadas com conservas (atum, cavala, sardinha em água), hortícolas, bem higienizados, como tomate, pepino, rúcula, couve roxa, pode adicionar frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, etc.), coloque ainda ervas aromáticas e especiarias (orégãos, tomilho, manjericão, gengibre, etc.) e não adicione molhos.
Se preferir uma salada também é uma boa opção, num recipiente que acondicione bem os alimentos pode colocar todos os ingredientes referidos anteriormente, substituindo o pão por massa ou arroz cozidos, se quiser temperar deve levar os temperos à parte e adicionar apenas quando for consumir. Para sobremesa uma peça de fruta resistente e de preferência inteira para aguentar a temperatura elevada, como maçã, laranja e banana.
Para as refeições intermédias pode levar mais peças de fruta, frutas oleaginosas, pão e bebidas como chá e água.
Por último, um aspeto fundamental é a hidratação. Deve ir bebendo muita água ao longo do dia, para compensar as perdas, que neste período quente são superiores.