Que tal um dióspiro?
O dióspiro é um fruto típico do outono e como tal está disponível para consumo entre os meses de outubro e dezembro.
Da sua composição nutricional destaca-se o seu conteúdo em fibra solúvel, vitamina A e potássio. Tendo em conta a sua riqueza em carotenoides possui um elevado poder antioxidante, que auxilia na proteção contra as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A quantidade de fibra promove a saciedade, ajuda a regular o trânsito intestinal e ajuda na diminuição do nível de colesterol total e LDL.
O dióspiro como é muito rico em carotenoides ajuda a reforçar o sistema imunitário preparando o organismo para enfrentar o tempo mais frio. Daí a importância de privilegiar o consumo de alimentos da época, pois contêm os nutrientes que são necessários nessa altura do ano.
Uma grande relutância apresentada ao consumo deste fruto é a quantidade de calorias que ele contém, na realidade possui um elevado valor calórico aliado ao facto de ter uma dimensão superior relativamente a outros frutos, deve, por isso, ser consumido com moderação, no máximo um por dia, preferencialmente como sobremesa no final da refeição.
Pode ser consumido de várias maneiras, cru, confecionado (cozido/assado no forno), integrado em sobremesas. De modo a evitar a tão característica adstringência deixada na boca, deve ser consumido maduro.
Portanto, o dióspiro é um excelente fruto para ser consumido na sua época pois é nessa altura que precisamos das suas propriedades, mas nunca esquecer que é para ingerir com moderação, não é por estar disponível por tempo limitado que devemos satisfazer as saudades de uma só vez.