Salmão
O salmão é um peixe que tem vindo a registar um grande aumento, ao nível do consumo, ao longo dos últimos anos e, ainda bem, dada a sua riqueza nutricional. Começa logo por agradar a um dos sentidos, a visão, pois a sua cor bastante característica não deixa ninguém indiferente. Mas, não é só de estética que este peixe se reveste, muito pelo contrário é a riqueza nutricional a sua maior valia.
Relativamente à sua composição nutricional destaca-se sem dúvida a seu conteúdo em ácidos gordos polinsaturados, sobretudo os da série ómega-3. E, é neles que reside a sua grande virtude, estes ácidos gordos são essenciais, o que significa que têm de ser ingeridos através da dieta, pois não conseguimos produzi-los internamente. Estes ómega-3 são muito relevantes para várias funções no organismo, nomeadamente para o bom funcionamento cerebral, reduzindo o risco de problemas cognitivos, importantes para a retina e também associados à proteção do sistema cardiovascular. Além, desta "gordura" benéfica o salmão contém vitaminas A, D, E, B12, cálcio, selénio e fósforo.
Portanto, um cocktail de nutrientes com uma cor atrativa, poucas espinhas para atrapalhar e um sabor agradável, no entanto, deve ser consumido com moderação, até duas vezes por semana, dada a sua quantidade de gordura total.