Sucedâneos do café

03-04-2019

As bebidas à base de cereais consideradas como substitutos do café são constituídas por um ou uma mistura de cereais torrados nomeadamente a cevada, o centeio, a chicória e mais recentemente a aveia, pode ainda ser adicionado café ou não, que está devidamente assinalado no rótulo do produto. Neste artigo irei abordar mais especificamente as bebidas de cereais sem cafeína, com foco na cevada por ser a que apresenta um maior consumo, entre as mesmas.

A cevada é um cereal que para além de ser usado como sucedâneo do café, também é utilizado para a produção de malte e cerveja e ainda em produtos de padaria/pastelaria, cereais de pequeno-almoço, etc.

No que diz respeito à sua composição nutricional a cevada é maioritariamente constituída por amido, fibra e proteína. Por ser rica em fibra promove a saciedade e contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal. Constitui também uma boa fonte de antioxidantes. E ainda é o cereal com maior teor de beta-glucanos, fibra solúvel, que apresenta benefícios estudados, na redução do colesterol total e LDL (mau colesterol). Estes pelas suas propriedades desempenham um papel protetor na prevenção de algumas doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais as doenças cardiovasculares.

Estas bebidas à base de cereais são interessantes em vários aspetos. Do ponto de vista nutricional, pois são pouco calóricas, a quantidade de gordura é praticamente nula e os açúcares que contêm são os naturalmente presentes nos cereais.

Também pelo facto de serem bastante versáteis pois podem ser utilizadas para dar sabor ao leite ou preparadas com a adição de água. Como se encontram sob a forma de pó solúvel a sua preparação é extremamente fácil bastando uma colher para homogeneizar a bebida.

Por se tratar de cereais torrados o sabor é semelhante ao do café, por esse motivo o seu consumo é bastante apetecível. Para quem é apreciador de café e já perfez a sua dose diária esta é uma excelente alternativa, da mesma forma que é uma opção para os indivíduos nos quais o consumo de cafeína é desaconselhado.

Para quem não bebe muita água e/ou não gosta muito de a ingerir no seu estado puro, estes sucedâneos do café podem ser uma ótima opção para estimular o consumo de água diário.

Estas bebidas podem ser incluídas em todas as alturas do dia mesmo antes de se deitar, pois não possuem cafeína na sua composição e assim não perturbam o sono. Pelo mesmo motivo podem fazer parte da dieta em todas as faixas etárias, incluindo crianças e jovens.

De certeza que neste momento o leitor até ficou com vontade de experimentar uma "cevadinha", mas atenção o Carnaval já passou, portanto não mascare o sabor da sua bebida com açúcar/adoçante, sinta o verdadeiro aroma e desfrute do sabor ao natural.