Um gelado por dia, que bem que sabia!
O verão está a chegar, a temperatura começa a ficar amena e que bem que escorrega um gelado para refrescar. O problema é que com ele também escorregam as calorias desnecessárias provenientes da longa lista de ingredientes adicionados, açúcar e todos os seus primos chegados, gordura saturada e trans, chocolate, caramelo, etc., etc., etc. E não escorregam só para o estômago, escorregam também para as ancas e antes de lá chegar ainda abrandam para dar ar àquele "pneu" na região abdominal.
O gelado habitualmente comercializado é constituído por leite, nata, açúcar e adição de outros ingredientes como fruta, chocolate, caramelo, bolacha, amendoim, entre muitos outros. Aqueles que são feitos à base de leite até são opções interessantes, por todas as características nutricionais associadas ao leite, apesar da nata que é acrescentada. O problema verifica-se na adição de todos os outros ingredientes que fazem subir exponencialmente o valor calórico do produto e que pouco acrescentam em termos nutricionais.
Porque não, experimentar um gelado caseiro de preparação fácil e rápida, saboroso, colorido, pouco calórico e com apenas 3 ingredientes? Deste modo, pode saborear o gelado que tanto aprecia sem aquele sentimento de culpa. Só para perceber a diferença em termos de composição nutricional uma taça (100g) de gelado comum pode conter cerca de 189 Kcal, 7g de gordura saturada e 27g de açúcar, enquanto este gelado aqui sugerido (100g) possui 66Kcal, 0,4g de gordura saturada e 13g de açúcar, sendo que este açúcar é o que está naturalmente presente na fruta e no iogurte. E o sabor? Esse é ainda melhor do que a versão comercial basta fechar os olhos e sente como se fosse teletransportado para uma gelataria artesanal.
Portanto, se quiser experimentar o novo sabor lançado este verão, tudo bem, desde que em quantidade moderada e o resto do dia alimentar seja equilibrado. Mas, se tem a possibilidade de optar por um produto muito melhor do ponto de vista nutricional e que pode fazer parte da sua dieta diariamente porque não aproveitar? (sem exageros, basta uma taça por pessoa, 1 vez ao dia).